21 Jul 2015

Como o intraempreendedorismo pode ajudar a ter mais sucesso?

O intraempreendedorismo é um conceito que vem sendo cada vez mais adotado pelas empresas. Basicamente significa empreender internamente, ou seja, ter uma ação empreendedora dentro da sua empresa.

O foco desse termo é permitir que os colaboradores e todos que estão envolvidos com seu negócio contribuam de alguma forma criativa, ajudando na inovação e consequentemente no alcance de mais clientes.

Quem é dono de um consultório ou consultoria de nutrição pode também usar o intraempreendedorismo e crescer ainda mais. Entenda agora como você pode ter mais sucesso, através dessa técnica empreendedora:

Ambiente de trabalho mais leve

Empresas que adotam o intraempreendedorismo contam com um ambiente de trabalho mais leve, o que deixa funcionários mais felizes e que fazem propaganda gratuita do seu negócio.

O que isso significa? Simples, você recomendaria uma empresa a alguém, sabendo que é horrível trabalhar ali? Certamente que não!

Agora se o contrário acontece e o colaborador se sente bem ao trabalhar na sua empresa, quando surgir a famosa pergunta: “Alguém conhece um bom nutricionista?” Ele vai recomendar você sem pensar duas vezes.

Quem trata bem aos seus colaboradores com certeza oferece um bom serviço a seus clientes!

Inovação e criatividade

Ao adotar o intraempreendedorismo, você passa a contar com toda uma equipe que está disposta a ajudar a empresa a crescer.

Ou seja, você deixa de ser simplesmente um chefe e passa a ser um líder disposto a ouvir as ideias de todos.

E pode ser que você não consiga ver nada mais a oferecer para inovar no seu serviço, mas sua assistente ou a recepcionista do consultório tenha uma ótima ideia, algo que você nunca havia pensado antes!

Quanto mais gente criando e dando ideias, maiores as chances de você crescer, apresentar algo novo e conquistar ainda mais pessoas.

Aumento do comprometimento de todos

O comprometimento também aumenta quando se adota o empreendedorismo interno em uma empresa.

O motivo? As pessoas se sentem mais valorizadas, pois sabem que independentemente do cargo que ocupem, serão ouvidas. E acredite, não há nada que as pessoas gostem mais do que de alguém que escute o que elas têm a dizer.

E se os colaboradores se sentem bem ao ver que são ouvidos, vão querer ver suas ideias postas na prática, não é mesmo? O que faz com que se comprometam para valer com sua empresa e deem o seu melhor!

Estimulo a busca por soluções

Há uma mudança no perfil dos profissionais que atuam em empresas que trabalham com o intraempreendedorismo. Se algo dá errado ou não está a funcionar corretamente, os colaboradores não se abstêm ou ignoram a situação, mas sim buscam por soluções.

Eles podem procurar você com propostas simples e que foque na resolução do problema e não apenas em reclamar que algo não funciona como esperado. O resultado é a redução de erros e um aumento da confiança entre colaborador e dono da empresa.

Além disso, seu negócio se torna otimizado. Algo que não vai bem pode acabar sendo percebido pelos clientes. Quando os funcionários ajudam na busca por uma correção, todos saem ganhando!

 

Texto por Stephanie Quadros.