21 Jul 2015

Finanças pessoais e profissionais: como economizar para realizar seus sonhos?

Falta de dinheiro. Quantas vezes você já desistiu de seus sonhos por causa desse empecilho? Ao perceber que as contas não fechavam, você simplesmente deixou para depois. E quando o depois chegava, o mesmo problema: ainda não havia dinheiro o suficiente.

Nesse momento é provável que você tenha se perguntado o que estava fazendo de errado. Será que não está trabalhando o suficiente? Pois saiba que esse pensamento não é correto. O problema está na sua organização de prioridades.

O que isso significa? Que apesar de ter um (ou mais) grande sonho, você está pensando em curto prazo apenas, gastando em coisas que talvez não sejam assim tão necessárias!

Entenda agora como economizar e manter suas finanças pessoais e profissionais sempre no positivo para então finalmente poder investir nos seus sonhos:

Separe finanças pessoais das finanças do seu negócio

É dono da sua própria empresa? Então não deixe que esses valores monetários se misturem! O que é ganho pessoal é uma coisa e o que é ganho da empresa é outra.

Principalmente por que você quer que sua empresa cresça, não é mesmo? E para isso será necessário investir.

Uma dica legal para quem está começando a empreender e não quer se “embananar” com as finanças é ter uma conta apenas para os ganhos pessoais e uma para os ganhos da empresa.

Inclusive se você está começando, experimente pagar um salário mensal para você mesmo, de forma que saiba o que é seu dinheiro e o que você lucrou para seu negócio!

Coloque no papel receitas e despesas

Apesar de podermos contar com os aplicativos de nossa conta corrente, ficar apenas observando o dinheiro entrando e saindo da sua conta não é uma boa ideia.

Experimente manter um acompanhamento detalhado do que você gasta e do que você ganha. E isso deve acontecer tanto nas suas finanças pessoas quanto profissionais.

Esse acompanhar de receitas e despesas faz com que você tenha uma visão melhor de em que está gastando demais e que gastos podem ser cortados!

Compare preços antes de comprar

Precisa comprar determinado produto? Se você percebeu que é indispensável para você ou seu negócio, antes de fazer a compra pesquise com calma.

Verifique valores, negocie descontos e busque pelos fornecedores que oferecem um preço mais em conta.

Por exemplo, no mercado A que você sempre compra o café, o produto pode custar R$ 5, enquanto que no mercado B custa R$ 4,50, o que já faz uma diferença e tanto nas suas finanças!

Prefira o pagamento à vista e no débito

Apesar do crédito e do parcelamento parecerem uma boa opção, no final das contas podem virar uma bola de neve de dívidas.

Quando for comprar algo, principalmente compras pequenas que podem ser pagas à vista, aposte nessa opção.

Compre apenas o essencial

Quando ganhamos um pouco mais de dinheiro é natural querer apostar em algo diferente. Ainda assim, se observou esse aumento de ganhos, não mude sua estratégia de compras.

Compre apenas o essencial, aquilo que você realmente precisa.

Aposte numa reserva financeira

Outra dica muito útil para economizar e evitar gastar dinheiro que você deseja guardar para realizar um sonho é apostar numa reserva financeira.

Uma poupança é ótima para começar e você pode se comprometer a depositar todo mês um valor X. Assim sabe que esse dinheiro não pode ser utilizado!

 

Texto por Stephanie Quadros.