8 Jul 2018

Como prospectar clientes?

Prospectar clientes parece uma tarefa complicada. Você acredita que já atingiu o máximo de pessoas possíveis que viriam ao seu consultório e então não vê alternativas para atingir mais e mais clientes.

A verdade é que devemos o tempo todo prospectar novos clientes. Mesmo que o foco maior seja em manter aqueles que você já conseguiu. Mas se seu objetivo é crescer, não pode se contentar apenas com quem já conhece sua empresa.

Confira agora algumas dicas de como prospectar clientes que vão ajudar você a tornar sua empresa mais conhecida e atrair mais pessoas interessadas em se consultar com você:

 

Ofereça seu serviço a quem realmente precisa

 

O fato é que sabemos que: Todos precisam de uma nutricionista! Alimentação não é só pra quem quer emagrecer, e sim pra quem quer ter vida abundante em saúde. No entanto, é importante definir um nicho de atuação que você mais se identifique e trabalhar para poder disseminar isso. Seja em consultório ou até mesmo prestando serviços de consultoria em alimentação, seja dentro de um restaurante ou fazendo home care: você precisa saber qual o seu público e o que ele espera do seu serviço, ou seja, qual a solução para a “dor” dele.

Conhecer o mercado em que você atua também ajuda na hora de prospectar clientes. O motivo? Você entende melhor o que cada pessoa busca e consegue oferecer um diferencial. 

Um exemplo: se você é nutri de consultório e atende pacientes que desejam emagrecer de 5 a 10 kg, você concorda que de nada adianta oferecer e divulgar seu serviços para pacientes com dificuldade para ganhar peso? A comunicação é diferente!

Quem tem algo de diferente a oferecer sempre sai na frente!

 

Não force a compra do serviço

 

Atualmente não existe nada mais chato do que aquela pessoa que chega em você e já vai meio que obrigando você a comprar o serviço ou produto dela. Ou seja, pode até ser que o preço seja uma das coisas para se conquistar um cliente. Mas, focar apenas nessa estratégia na hora de prospectar clientes pode mais afastá-los do que os atrair. O que você precisa mesmo é gerar valor antes de cobrar pelo seu serviço. Assim, você não precisará forçar a compra e muito menos ficar desesperado pela venda. Automaticamente as pessoas irão surgir por saber que precisam do seu produto e mais: querem comprar de VOCÊ!

 

Aposte no marketing digital

 

Você sabia que hoje a maioria das pessoas busca na internet por algo que está precisando? Ou seja, se alguém precisa de um nutricionista, certamente irá pesquisar no Google por “Nutricionista em cidade X” ou “Nutricionista que atenda o plano de saúde x”, etc. 

Vamos ser mais específicos ainda. Há pessoas que sabem que precisam comer melhor, mas não pensam em se consultar com um nutricionista. Então vão pesquisar por “Como comer melhor” e você pode aparecer nessa pesquisa.

E para que essas pessoas conheçam você e sua empresa, o marketing digital entra para lhe ajudar. Você pode manter um blog, com dicas de nutrição e alimentação saudável, por exemplo, e aumentar suas chances de aparecer na busca orgânica. Ou até mesmo criar anúncios pagos nesses sites de busca para que seu nome tenha maior visibilidade, através de palavra-chave.

E são inúmeras possibilidades: whatsapp, facebook, instagram, pinterest, youtube… escolha a que mais se identifica e invista seu tempo em planejar um conteúdo de qualidade para se divulgar.

 

 

Texto por Stephanie Quadros.