8 Jul 2018

Curtidas X Engajamento: qual é o melhor para conquistar os clientes?

Ao apostar nas redes sociais, há quem acredite que um perfil de sucesso, que está atraindo muitos clientes é aquele que contém diversas curtidas, acima de um mil, por exemplo.

A verdade é que hoje, curtidas não significam tanto assim. De nada adianta uma página ou perfil com mil seguidores sendo que apenas três realmente interagem.

O engajamento se tornou mais importante e deve ser levado em conta na hora de conquistar novos clientes. Claro que as curtidas são bem-vindas, mas desde que sejam usuários ativos, pessoas que querem acompanhar sua página e não que “curtiram apenas por curtir”.

Mas então, o que seria melhor para o seu negócio? Curtidas ou engajamento? Vamos falar agora um pouco sobre cada tema:

 

Quando as curtidas são interessantes para conquistar clientes

 

Curtidas ou seguidores são interessantes para quem está começando sua página ou precisa buscar por novos clientes em potencial.

Você pode então apostar em ações com o intuito de curtidas. Irá atrair pessoas que vão seguir/curtir sua página e nada além disso.

Nesse momento o ideal é segmentar bem o público, de acordo com as pessoas que você deseja que acompanhem sua postagem e que possuem um perfil que indica que farão isso.

As curtidas quando voltadas para a página podem aumentar a credibilidade do seu negócio. Indicar que você e sua empresa são conhecidos. Enquanto que curtidas em postagem podem fazer com que mais pessoas vejam aquilo que você está divulgando.

Claro que todo cuidado é pouco e você deve evitar qualquer ferramenta de compra de seguidores.

Já imaginou alguém realmente interessado chegando a sua página e observando milhares de perfis fakes seguindo você? E pior, que apenas do alto número de seguidores, o engajamento nas postagens é praticamente nulo?

Então foque nas curtidas quando estiver começando e se a ideia é atingir novos clientes.

 

Quando o engajamento é interessante para conquistar clientes

 

O engajamento vem tendo mais sucesso na conquista de clientes. Isso porque hoje as pessoas não levam tanto em conta o número de curtidas ou seguidores que seu perfil tem, mas sim se você possui conteúdo relevante e conquista as pessoas.

É interessante para quem já tem um perfil com certo número de curtidas e quer dar “aquela sacudida”, garantir que quem acompanha sua página realmente quer estar ali e gosta do que é postado.

O que isso significa? Que o cliente em potencial observa suas postagens. Um perfil com poucas curtidas, mas um bom engajamento, indica que você tem conteúdo interessante a oferecer. Que você engaja seus seguidores.

As pessoas hoje veem as marcas como outra pessoa e adoram quando existe interação. Então você as conquista muito mais quando responde aquele comentário, faz uma pergunta ou uma postagem com que se identifiquem.

Você pode então apostar em patrocínio de postagens ou anúncios com o intuito de engajamento. O objetivo é que as pessoas comentem e compartilhem e não apenas curtam aquilo que foi postado.

Uma dica legal para gerar engajamento é apostar nas enquetes e fazer perguntas. Assim, aos poucos você vai incentivando as pessoas a se comunicarem com sua empresa. Além disso, nunca esqueça de responder, nem que seja com um emoji, os comentários que são feitos.

Mostre que você está ali, que sua empresa é um ser vivo e disposto a bater papo e não apenas vender o seu serviço!

 

Texto por Stephanie Quadros.