11 Mar 2019

Sete dicas para começar a produzir conteúdo – Por Stephanie Caroline

Produzir conteúdo é uma das formas mais práticas de atingir as pessoas e consequentemente
conquistar novos clientes. Mesmo você que é nutricionista, não pode apenas ficar tentando
vender seu trabalho, é preciso trazer um algo a mais.
Com isso é natural que muitos digam que não tem tempo para produzir conteúdo, que falar de algo mais legal é muito trabalhoso e por aí vai. Porém, quanto mais você adiar isso, mais corre o risco de perder mercado para aqueles que não tem medo de arriscar. Eles conquistam as pessoas e acabam ganhando clientes com muita facilidade.

Confira sete dicas que podem ajudar na missão de produzir conteúdo:
1 – Determine o que você quer com o conteúdo
Qual o seu objetivo ao produzir o conteúdo? Você quer somente atrair novos clientes para o
seu consultório, contar um pouco da sua rotina, conversar com outros profissionais? Anote o
que você pretende ao trazer novos conteúdo para suas redes sociais ou até para o seu blog.
O mais importante é ter esse objetivo bem claro. Por exemplo, se você quer atrair e fidelizar
clientes, talvez não seja interessante falar de termos complexos, que você compartilharia com
colegas nutricionistas.

2 – Defina uma persona
Essa ideia vem da publicidade e talvez seja mais difícil para você. Mas tudo bem, vamos
explicar. Uma persona seria um cliente ideal, aquela pessoa que você acredita que se
identificaria com o seu trabalho.
Por exemplo, se você trabalha com abordagem comportamental, sua persona deve ser alguém
que buscaria por esse tipo de atendimento. Como ela seria? Mulher ou homem? Acima ou
abaixo do peso? Determine essas características e pense o que essa pessoa gostaria de ler.

3 – Trabalhe uma linguagem mais leve
Linguagem complexa é recomendada apenas para quem trabalha com temas mais sérios.
Como nutricionista você pode ter uma pegada mais brincalhona e divertida, leve. Gírias talvez
não se encaixem aqui, mas os famosos memes de internet seriam muito bem-vindos no meio
do conteúdo.

4 – Veja quais são as dúvidas do seu público
Quando uma pessoa chega ao seu consultório, quais são suas principais dúvidas? Ela quer
saber como perder peso rapidamente? Como diminuir o vício em chocolate? Como se
alimentar melhor? Trabalhe essas dúvidas em suas redes sociais e em seu blog. Vale até contar
alguns casos de sucesso, mas sem entrar em detalhes que identifiquem o paciente.

5 – Veja o que seu concorrente está postando
Quem são seus principais concorrentes? Veja o que eles estão postando em suas redes sociais.
Ali você conseguirá ter uma ideia de qual caminho e linguagem seguir, mas nada de copiar, ok?
Se inspire e crie algo que esteja dentro do que você quer transmitir como profissional.

6 – Conte um pouco da sua rotina
Para alguns profissionais funciona bem contar um pouco da rotina em consultório,
principalmente se você usar Instagram e se sentir à vontade para fazer Stories. Fale um pouco
sobre como funcionam seus atendimentos, seu método, mostre um pouco do seu espaço…

7 – Faça cursos com profissionais da área
Você deve acompanhar muitos nutricionistas que oferecem cursos, webinars ou workshops,
tente participar desses cursos e ver o que esses profissionais tem a lhe ensinar. Hoje os cursos
voltados para nutricionistas se focam não apenas no seu desenvolvimento profissional, mas
também em ajudar a como falar na internet e se divulgar.